Conteúdos que acolhem, informam e transformam.

Leia nosso Artigo

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo sobre feminização facial, cuidados pré e pós-operatórios, e histórias inspiradoras.

4.9

4.5/5

920+ Reviews

Categoria:

Dicas & Bem-estar

Como se Preparar para a Feminização Facial com a Facialteam Brasil


A jornada da feminização facial é um momento transformador e exige preparação e cuidados especiais para garantir um pós-operatório tranquilo e uma recuperação eficiente.
Na Facialteam Brasil, entendemos que cada paciente tem uma jornada única, e por isso, reunimos algumas dicas essenciais
para que você tenha a melhor experiência possível.

Antes da Cirurgia: Como se Preparar?

  1. Consulta e Planejamento Personalizado
    Agende uma consulta com nossa equipe para definir os procedimentos adequados ao seu rosto
    e às suas expectativas.
  2. Alimentação e Hidratação
    Mantenha uma alimentação balanceada e uma boa hidratação. Isso ajudará na cicatrização e
    fortalecimento do organismo.
  3. Evite Substâncias que Interferem na Recuperação
    Medicamentos anticoagulantes, hormônios e bloqueadores de testosterona, cigarro e bebidas
    alcoólicas devem ser evitados antes da cirurgia para reduzir riscos de complicações (cerca de
    duas semanas antes da cirurgia).
  4. Organize sua Rotina para o Pós-Operatório
    Programe-se para ter um período de descanso adequado, com o auxílio de alguém próximo nos primeiros dia.

Cuidados no Pós-Operatório

  1. Siga as Recomendações Médicas
    A equipe da Facialteam Brasil fornecerá todas as orientações para a sua recuperação.
  2. Evite Esforços Físicos
    Repouso é fundamental. Evite exercícios físicos intensos e atividades que exijam muito esforço nos primeiros dias de pós-operatório.
  3. Cuidados com a Higiene
    Mantenha os curativos limpos e secos conforme orientação da equipe médica.
  4. Alimentação Leve e Saudável
    Prefira alimentos macios e evite comidas muito quentes ou condimentadas nos primeiros dias.
  5. Acompanhamento Pós-Cirúrgico
    Retornos regulares com a Facialteam Brasil são essenciais para avaliar a evolução e garantir um processo tranquilo.

Bem-estar Durante a Recuperação

Além dos cuidados médicos, o bem-estar emocional também é fundamental. Pratique atividades relaxantes, como leitura ou meditação, e mantenha contato com pessoas que apoiam sua jornada. Cada etapa da feminização facial é uma parte importante da sua história. Estamos aqui para guiar e apoiar você durante todo o processo! Se tiver dúvidas, entre em contato com a nossa equipe.

Ultraformer

O Ultraformer III é um tratamento facial e corporal inovador, que usa o ultrassom micro e macro focado para tratar flacidez e gordura localizada tanto corporal quanto facial. 
 
A tecnologia, que pode ser ajustada de acordo com as necessidades de cada paciente, promove uma espécie de lifting facial e evidencia o contorno corporal com praticidade e segurança, sem exigir que o paciente se afaste de suas atividades diárias.
 
O Ultraformer III é um procedimento não cirúrgico, que pode ser realizado em consultório com a aplicação de um anestésico tópico, e permanece na face por cerca de 20 minutos para garantir o efeito desejado.
 
O tratamento é totalmente personalizado. A aplicação é feita com um transdutor, com ponteiras e energia escolhidas e controladas pelo médico para garantir os melhores resultados para cada paciente. 
 
O Ultraformer III é ideal para pacientes que desejam obter resultados expressivos, mas têm pouco tempo disponível na agenda. Cada sessão facial durante entre 15 e 40 minutos, enquanto o tratamento para o corpo dura cerca de 1 hora, dependendo da quantidade de áreas a serem tratadas.

Toxina Botulinica

Popularmente conhecida como BOTOX®, a Toxina Botulínica é uma neurotoxina cultivada em laboratório e aplicada nos músculos faciais (dentre outras utilizações) para sanar incômodos causados por rugas e marcas de expressão. Aprovado pela ANVISA no Brasil desde 1992 é um dos procedimentos estéticos faciais mais realizados no país, e atualmente fabricada por diversos laboratórios, sob nomes diversos.

A toxina botulínica é aplicada no músculo facial e causa o relaxamento dessa região o que acaba por diminuir as rugas e marcas de expressão de forma muito significativa. É muito utilizada nas áreas da testa, sobrancelhas e nas laterais externas dos olhos, onde aparecem as rugas popularmente conhecidas como “pés de galinha”.

Logo, apesar de ser indicado e estudado para o tratamento de outros casos, a Toxina Botulínica tem sua maior indicação na suavização das rugas e é um procedimento que se mostra muito eficaz, ainda mais quando comparado a outros tratamentos como uso de cremes dermocosméticos.

As marcas de expressão são naturais e é normal que apareçam com o envelhecimento do rosto pelo avanço da idade, tabagismo, exposição solar desprotegida, estresse, má alimentação entre outros fatores.

Preenchimento com Ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento utilizado para repor volume de determinadas áreas do rosto. Pode ser utilizado para corrigir e salientar contorno, preencher rugas e marcas de expressão e dar mais sustentação.

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo corpo humano e possui agentes hidratantes e produtores de colágeno. Com o avanço da idade essa produção começa a diminuir o que acarreta, dentre outros fatores, no aparecimento de rugas, perda de viço e aumento da flacidez na pele.

O preenchimento com ácido hialurônico serve justamente para atender essa necessidade de preencher as rugas e marcas de expressões que são muito comuns na pele do rosto com o avanço da idade, e melhorar o contorno com reestruturação da face e embelezamento.

Procedimento: Preenchimento com ácido hialurônico

Anestesia: pomada local 

Fios de PDO

Após uma análise médica definiremos quais fios são os mais indicados para o seu caso e a quantidade que será utilizada. A aplicação é feita no consultório médico com uso de pomada anestésica. A inserção é feita com agulhas e dura em torno de 30 a 40 minutos.

Alguns resultados desse tratamento, dependendo do fio e da qualidade da pele, são imediatos, os que resultam do aumento de colágeno levam algumas semanas para aparecer e são gradativos. O efeito dos Fios de PDO dura cerca de 8 meses. 

Procedimento: Fios de PDO

Anestesia: pomada local 

Tempo de procedimento: 40 minutos

Internação hospitalar:  não há

Tratamentos associados: pode ser associada com Preenchimentos Faciais, Bioestimuladores, Toxina Botulínica e Peelings

Enzima

A aplicação da Enzima Desoxicolato na região da papada é um procedimento muito buscado por quem sente incômodos com a gordura acumulada na região da papada, ou o chamado “queixo duplo”.

Essa substância, já presente no corpo humano, é responsável por metabolizar a gordura, e quando aplicada na região da papada é isso que ela faz, destrói a gordura reduzindo o indesejado acúmulo nesta região.

Na consulta prévia para análise e planejamento dos melhores tratamentos para cada paciente, serão definidas quantas aplicações intervaladas serão necessárias. Os resultados começam a aparecer após 30 dias da primeira aplicação, lembrando sempre que cada paciente tem suas particularidades, e o tempo de espera pelos resultados, quantidade de aplicações e resultados esperados serão alinhados com a sua médica.

Este procedimento é realizado em consultório fazendo uso apenas de anestésico local para diminuir possíveis incômodos. Após a aplicação pode ocorrer pequenos hematomas e inchaços, que tendem a desaparecer rapidamente.

Bioestimulador de colágeno

O Sculptra é um bioestimulador composto pelo ácido poli-L-láctilo com características biocompatíveis e absorvíveis pelo corpo humano. Ele é capaz de estimular o organismo a produzir colágeno, sendo assim indicado para o tratamento da flacidez da pele do rosto e também para melhorar o contorno e estrutura da face.

O tratamento com Sculptra é feito através de injeções do produto nas camadas profundas da pele para que ele possa estimular a presença de fibroblastos, que são as células responsáveis pela produção de colágeno.

Além de ser indicado para as pacientes que sentem incômodos causados pela flacidez no rosto, este procedimento também é muito procurado por pessoas que passaram por processos de emagrecimento notável, por atletas e corredoras.

As aplicações são feitas em 2 a 4 sessões com intervalos que variam de 30 a 60 dias. Os resultados começam a aparecer de forma concreta após 60 dias da aplicação, tempo suficiente para que a produção de colágeno seja estimulada. 

O tempo de duração do Sculptra®  vai de acordo com diversos fatores, mas espera-se resultados efetivos por pelo menos 1 ano. Nota-se que apesar de ser indicado para diversas pacientes, o Sculptra® tem resultados mais efetivos nas que ainda não tiveram a produção de colágeno comprometida por idade avançada ou deficiência na produção de colágeno.

Mastectomia Masculinizante

A mastectomia masculinizante ou masculinizadora, também conhecida como mastectomia bilateral para homens transgênero, é uma cirurgia que envolve a remoção de tecido mamário e, às vezes, a reconstrução para criar uma aparência mais masculina. Este é um procedimento cirúrgico altamente especializado que foi desenvolvido para atender às necessidades únicas de pacientes que desejam alinhar sua identidade de gênero com seu corpo.

Dentre os benefícios da realização desse procedimento podemos citar: aumento da confiança e autoestima dos pacientes, alívio da disforia de gênero e melhora na vivência social.

Durante o procedimento o cirurgião fará incisões estrategicamente localizadas no peito, geralmente ao redor da aréola, para permitir a remoção do tecido mamário. A extensão e o padrão dessas incisões variam de acordo com a técnica escolhida e as características individuais do paciente.  
A mastectomia masculinizante é geralmente realizada sob anestesia geral para garantir o conforto e a segurança do paciente durante o procedimento. O tempo de cirurgia varia de acordo com a técnica utilizada e as necessidades individuais do paciente, mas geralmente varia de 2 a 4 horas.

Remodelamento Costal

O remodelamento costal é uma cirurgia que tem ganhado destaque ao permitir a redução da largura da cintura, resultando em uma relação mais harmônica entre a cintura e o quadril.

A indicação de Remodelamento Costal é feita em diversos casos, sempre que a busca for o afinamento da cintura. Ela é indicada para mulheres Trans que estão em um processo de feminização corporal. E também para mulheres Cis que sintam desconforto com sua proporção corporal ou tiveram alguma modificação na sua silhueta pós gestacional.
A cirurgia oferece resultados muito satisfatórios quando realizada isoladamente e também quando combinada com outros procedimentos como lipoaspiração, lipoescultura e abdominoplastia

A duração da cirurgia varia de 40 minutos a 3 horas, dependendo da técnica escolhida e da inclusão de outros procedimentos cirúrgicos. O procedimento é realizado sob anestesia geral.

É importante ressaltar que o remodelamento costal pode ser feito de forma isolada ou associado a cirurgias de lipoescultura, lipoaspiração oi abdominoplastia com a decisão dependendo da composição corporal e das necessidades individuais de cada paciente.

Cirurgias de Mama

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia feita com a intenção de aumentar as mamas através do implante de uma prótese de silicone. Essa, ultrapassou a lipoaspiração em números e é hoje a cirurgia mais realizada do Brasil.

A mamoplastia de aumento é indicada para quem quer aumentar o tamanho das mamas, corrigir desproporções e assimetrias entre os seis e também para quem possui seios flácidos e quer associar a colocação da prótese a mastopexia. 

A prótese é inserida por uma incisão em geral inframamária (abaixo dos seios) e o implante pode ser colocado atrás ou na frente do músculo, isso vai variar de acordo com cada paciente, sua expectativa de resultado e anatomia.

Duração da cirurgia: em torno de 1 hora

Anestesia: Nossa preferência é anestesia geral 

Dicas e cuidados: hidratante anti estrias nas mamas antes e depois da cirurgia. Cuidados e uso do sutiã dependem da técnica empregada.

Lipoescultura

A lipoescultura é uma cirurgia muito semelhante a lipoaspiração no que diz respeito ao procedimento, indicação, tipos de anestesia e cuidados.

Ela não é indicada como tratamento para obesidade, nem para quem está muito acima do peso, também não é recomendada para corrigir flacidez. A lipoescultura é uma cirurgia que após aspirar a gordura localizada do corpo, injetará essa gordura em áreas com falta de volume.

O principal objetivo aqui é, além de aspirar, realocar a gordura com intuito de trazer formas mais harmônicas e agradáveis para a paciente. Quando essa gordura é injetada, cerca de 30-40% é reabsorvida pelo organismo, restando em torno de 60% do volume enxertado.

As regiões que comumente recebem esse enxerto de gordura são: glúteos, quadril e seios.

Duração da cirurgia: A depender das áreas (2-5h)

Anestesia: Peridural, Raqui e/ou Geral.

Dicas e cuidados: Repouso relativo por pelo menos 1 semana. Usar cinta pelo período de 3 meses, alimentação equilibrada e ingestão grande de líquidos, realizar drenagem linfática.

Lipoaspiração

Indicada para pessoas que se incomodam com o acúmulo de gordura persistente, a lipoaspiração é uma cirurgia que consiste na aspiração da gordura através de cânulas e que é capaz de alterar a forma do corpo. Mas atenção, essa não é uma cirurgia para tratamento de obesidade, uma vez que a quantidade de gordura retirada é pequena.

A lipoaspiração pode ser realizada em diversas partes do corpo como: barriga, costas, coxas, braços, flancos, pernas etc. E também pode ser classificada como pequena, média e grande a depender da quantidade de gordura e de partes do corpo que serão operadas.

Os melhores casos para a realização da lipoaspiração são:

Pessoas que já tentaram eliminar a gordura com atividades físicas mas que continuam com alguns focos.

Pessoas com pele firme.

Pacientes que estão somente um pouco acima do peso e que entendem que essa não é uma cirurgia para emagrecimento.

Após a definição do tipo de anestesia utilizada, que pode ser raqui, peridural e/ou geral, a depender da quantidade de áreas aspiradas e se a cirurgia vai ser feita combinada a outros procedimentos; o cirurgião realiza incisões nos locais e com a ajuda de cânulas realiza a aspiração da gordura.

Abdominoplastia

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo reduzir o volume abdominal, removendo o excesso de pele bem como os depósitos de gordura dessa região. Vale ressaltar aqui que ela não é uma cirurgia para a redução de peso e sim para corrigir possíveis incômodos causados pela flacidez e acúmulo de gordura na região.

Muito indicada para pessoas que sofreram com aumento e/ou diminuição de peso muito grande, para mulheres que se incomodam com a barriga após a gestação e também para quem já sofre com o envelhecimento da pele.

Durante a avaliação será feita uma minuciosa análise do abdômen para verificar a quantidade de gordura e também onde ela está localizada e concentrada. Excessos de pele e diástase abdominal também são levados em conta nessa análise pré-cirúrgica. Após este momento conseguiremos indicar a forma mais segura e eficiente de realizar a cirurgia, o tipo de incisão que será feita, horizontal ou vertical e o que poderemos esperar dos resultados.

Bichectomia

Nele o intuito é retirar o tecido adiposo (gordura) da região lateral do rosto para afiná-lo, evidenciar a proeminência zigomática e o contorno da mandíbula tornando assim a face mais harmônica no que diz respeito a estética. Essa cirurgia também pode diminuir a incidência de mordidas na parte interna das bochechas.

Este procedimento é realizado por meio de uma pequena incisão intra-oral no nível do segundo molar superior para que este tecido adiposo (Bola de Bichat) seja removido.

Algumas questões devem ser analisadas para se optar pela retirada, uma delas é se essa gordura não fará falta ao rosto durante o processo de envelhecimento e a avaliação detalhada da região que tem muitos nervos e canais salivares. Para isso, uma avaliação minuciosa com seu cirurgião de confiança se faz necessária.

Tempo de cirurgia: 20 min

Anestesia: local ou geral se associada a outras cirurgias

Otoplastia

A otoplastia é uma cirurgia plástica que se dedica a reposicionar o ângulo das orelhas tornando-as mais harmônicas em relação ao rosto. A popularmente chamada de “orelha de abano” atinge uma parcela considerável da população e pode ser melhor posicionada com este procedimento cirúrgico que costuma ser simples e de excelentes resultados.

Neste procedimento fazemos uma incisão na parte de trás da orelha com o intuito de retirar uma parte da cartilagem da mesma e reposicioná-la o mais próximo possível da cabeça. Os pontos dessa cirurgia ficam sempre escondidos atrás das orelhas.

Essa cirurgia, comumente feita em crianças, gera muito receio por parte dos pais sobre qual melhor momento para realizar a otopatia. O que se aconselha é que a partir dos 5 anos ela já pode ser feita, pois a orelha da criança já está totalmente formada.

Tempo de cirurgia: de 60 a 90 minutos 

Anestesia: anestesia local ou geral se for associada a outra cirurgia. 

Dicas: lembre-se de que a orelha comum não é colada na cabeça e que pequenas assimetrias são normais e aceitáveis. A otoplastia não diminui o tamanho das orelhas, apenas as coloca mais para trás. 

Cuidados pós-operatórios: use a faixa protetora principalmente para dormir; não durma de lado sobre as orelhas; não abaixe a cabeça nem faça esforço físico. Sangramento e dor leves, são normais. 

Lifting Facial

O Lifiting facial é a cirurgia plástica indicada para atenuar os sinais de envelhecimento. O envelhecimento facial pode se iniciar a partir dos 30 anos e é um processo que atua de diferentes formas em cada indivíduo. Essa cirurgia visa suavizar sinais como: rugas, flacidez da pele do rosto, do pescoço, vincos profundos como o “bigode chinês”, marcas de expressão, excesso de gordura nas mandíbulas ou queixo etc.

Indicado para combater os sinais de envelhecimento na testa e região dos olhos.

Seja qual for o tipo de Lifting realizado, para fechar as incisões são utilizadas suturas delicadas e as cicatrizes ficam escondidas próximas às orelhas e sob o couro cabeludo.

Tempo de cirurgia: por se tratar de um procedimento delicado o tempo cirúrgico é prolongado, girando em torno de 4 horas

Anestesia: Geral

Dicas e cuidados: 

Evitar exposição solar por 6 meses

Controle da pressão arterial

Não abaixar a cabeça nos pós operatório recente 

Não comer alimentos muito quentes como caldos/sopas e chás

Blefaroplastia

Essa cirurgia pode ser dividida em 2 partes: pálpebra superior e pálpebra inferior. Na pálpebra superior o objetivo é trazer mais leveza, eliminando os excessos  de gordura, músculos e pele contidas nessa região; para isso são feitas incisões nas linhas naturais da pálpebra.

Já na pálpebra inferior a incisão é feita abaixo da linha do cílios e tem o mesmo objetivo de retirada de excessos de gordura, músculos e pele. A sutura feita nessas regiões é extremamente delicada e utiliza fios muito finos.

Pela região ter uma tendência a boa cicatrização, as cicatrizes do procedimento cirúrgico de blefaroplastia tendem a se tornar imperceptíveis após um curto período.

Tempo de cirurgia: de 01 hora (blefaroplastia superior) a 3 horas (superior e inferior)

Anestesia: local com sedação ou geral quando associadas a outras cirurgias. 

Dicas: consulte sempre um oftalmologista para avaliar a qualidade da sua vista antes da cirurgia; use óculos escuros e chapéu para proteger-se do sol, poeira e poluição.

Cuidados pós operatório: utilize continuamente máscaras frias de gel ou gazes com soro gelado por 3-5 dias 

Complicações: mais frequentes: intolerância à luz; sangramento e roxidão; vista embaçada. Menos frequentes: abertura de ponto, hematoma e infecção.

Mento

O queixo masculino também tende a ser mais quadrado, com ângulos mais pronunciados e definidos tanto nas laterais quanto na transição entre o queixo e corpo da mandíbula, costuma ter maior volume ósseo e se estender mais no sentido vertical (para baixo).

Os parâmetros do queixo podem ser significativamente modificados em diferentes aspectos: a largura, a altura e a projeção. As alterações irão variar de acordo com as características anatômicas de cada paciente e o resultado desejado.

Eliminando diferentes segmentos, o cirurgião pode modificar o comprimento e a largura, obtendo o máximo de delicadeza possível. 

Nas cirurgias de mandíbula e mento, são feitas 3 pequenas incisões no interior da boca e uso de materiais reabsorvíveis facilita a recuperação pós-cirúrgica, eliminando a necessidade de retirada dos pontos.

Mandibula

A feminização da mandíbula e do queixo tem um papel muito importante no resultado geral, seja com mudanças grandes ou mesmo sutis.

A mandíbula vista como masculina possui um conjunto de características que influenciam na percepção do gênero facial. É mais fácil entender a mandíbula se olharmos o ângulo mandibular e o corpo mandibular separadamente.

O ângulo mandibular em homens costuma ser mais quadrado e possui um formato bem definido, assim como o corpo mandibular costuma ter maior volume de osso. Isso resulta em um terço facial inferior mais largo nos homens e também confere  maior altura vertical, um fator importante no planejamento da remodelação da mandíbula para a Cirurgia de Feminização Facial (CFF).

Pomo de Adão

A cirurgia de redução do pomo de Adão, ou shaving da proeminência tireóidea, é um procedimento comum na Cirurgia de Confirmação de Gênero Facial.

O Pomo de Adão é uma cartilagem protuberante localizada no pescoço, chamada de cartilagem tireóide. A laringe funciona como uma caixa de ressonância para as cordas vocais. Durante a puberdade, a laringe cresce mais nos meninos do que nas meninas. Isso cria mais ressonância na voz masculina, que geralmente é mais grossa. 

A proeminência da Cartilagem Tireóidea é uma característica comum em homens adultos. A visibilidade excessiva do pomo de Adão pode ser problemática especialmente para mulheres transgênero que começaram sua transição e, em geral, para quem não se sente confortável com a proeminência dessa cartilagem.

A redução dessa cartilagem reduz o seu tamanho tornando-a uma solução eficiente e permanente.

Enxertia das Maças do Rosto

Para realizar o aumento da região malar e consequentemente das bochechas, podem ser utilizados implantes pré-moldados. Devido ao elevado número de problemas causados pelo uso de silicone (encapsulamento, migração, infecção), nós, da Facialteam utilizamos somente implantes feitos de polietileno poroso. Este material permite o crescimento do tecido ósseo dentro da sua estrutura porosa e o crescimento de tecidos internos tende a impedir que o implante se desloque para fora do local onde deve permanecer.

Os implantes são pré-moldados em vários formatos e tamanhos e também podem ser customizados dependendo das necessidades de cada paciente.

O procedimento é realizado sob anestesia geral. Uma pequena incisão é feita por dentro da boca, acima da gengiva superior, portanto, nenhuma cicatriz é visível. Com o osso malar exposto o implante é colocado sobre ele, sendo fixado com microparafusos de titânio para impedir seu deslocamento. Se for necessário, os implantes podem ser remodelados para se adaptar às necessidades da paciente. Após a fixação dos implantes, a incisão é suturada com fio reabsorvível.

Lip Lift

Se, apesar da cirurgia, o lábio ainda estiver muito fino, é possível injetar um tipo de preenchimento na mesma cirurgia ou posteriormente. Preenchimentos temporários ou transferência de gordura (injeção de gordura da própria paciente) podem ser usados. O efeito final da injeção na face interna do lábio, diretamente abaixo da mucosa intraoral, é o aumento do volume do lábio.

Há uma chance de que uma porcentagem da gordura seja reabsorvida, mas a maior parte  permanecerá de forma permanente.

O preenchedor temporário é o ácido hialurônico, que é reabsorvido lentamente, portanto o tratamento deve ser repetido aproximadamente a cada 6 a 12 meses.

Avanço da Linha do Cabelo

É uma cirurgia feita através da linha do cabelo, retirando-se uma faixa de pele da testa, e visa diminuir a altura dela sem precisar de transplante capilar. Existe a desvantagem de uma cicatriz visível e de não fechar entradas. Apenas 4-6% das pacientes têm uma boa indicação para essa técnica.

É recomendado apenas para as pacientes com linha capilar tipo III (linhas altas arredondadas ou curvilíneas sem têmporas laterais), pacientes com linhas do tipo IV (linhas altas com linhas laterais com têmporas) também podem ser candidatas a este tratamento, lembrando que a redução da testa não altera a forma da linha do cabelo.

Nesses casos, as pacientes podem precisar de um transplante capilar FUE subsequente para fechar as áreas de recuo ou cobrir quaisquer cicatrizes visíveis deixadas pelo avanço do couro cabeludo.

frontoplastia

A feminização da testa envolve a reconstrução dessa área, proporcionando à paciente uma aparência mais suave e uma expressão mais feminina.

A remodelação óssea da área fronto-orbitária é um procedimento que envolve a escultura de toda a área e a reconstrução cirúrgica da parede anterior do seio frontal (acima do nariz).

As sobrancelhas estão posicionadas sobre o seio frontal que é uma cavidade de ar oca acima do nariz. Apesar da sua aparência, o osso nesta região é muito fino (2 mm de espessura), o que significa que a eliminação bem sucedida destas protuberância na parede anterior do seio frontal não é possível apenas com uma raspagem (shaving). Tratar esta região apenas com um shaving (Reconstrução Tipo 1) pode trazer complicações como deixar uma transição inadequada entre o nariz e a testa e deixar irregularidades ósseas (perfurações) visíveis na pele. 

Para uma adequada remodelação e diminuição do excesso de volume ósseo é necessário realizar uma retirada da placa óssea (Reconstrução Tipo 3)) para depois realizar o shaving e fixar cuidadosamente com materiais de titânio (malhas, placas e/ou parafusos). 

Rinoplastia

A rinoplastia é um procedimento muito pessoal, que exige avaliação minuciosa das estruturas ósseas e cartilaginosas que compõem o nariz. Costuma ser realizada sob anestesia geral, porém, alguns casos isolados, pode ser realizada sob anestesia local e sedação. A cirurgia de rinoplastia leva entre uma e duas horas.

O nariz é dividido em 4 subunidades: dorso, ponta, base óssea e asas. Essas subunidades são trabalhadas de acordo com a necessidade. De maneira geral, os objetivos são: 

  • Afiar a ponta do nariz
    Ao retirar uma pequena porção de cartilagem da ponta e suturar, conseguimos melhorar a delicadeza e definição da ponta nasal.
  • Baixar o dorso (giba)
    O excesso do dorso, formado por osso e cartilagem, é removido até chegar  na altura desejada. 
  • Estreitamento da base nasal
    Para deixar o nariz mais fino
  • Estreitamento das asas nasais